segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

o que é uma lesão medular?



A lesão medular pode ocorrer em diversas alturas e formas, por diversas causas. Conforme a altura na medula e gravidade da lesão, haverão mais ou menos comprometimentos dos movimentos, sensibilidade, controles de esfincteres, funcionamento dos órgãos, circulação sanguínea e controle de temperatura, pois, além da lesão na medula, pode ocorrer também uma lesão no sistema nervoso autônomo ou alterações no mesmo, devido a lesão causada na medula. A lesão ocorre devido a morte dos neurônios da medula e a quebra de comunicação entre os axônios oriundos do cérebro e suas conexões com os neurônios da medula, interrompendo assim, a comunicação entre o cérebro e todas as partes do corpo que ficam abaixo da lesão.


Lesões Traumáticas ou Não-Traumáticas - Processo da Lesão

As lesões podem ser de origem Traumáticas ou Não-Traumáticas, conforme o seu fato gerador. Dois exemplos para melhor compreensão: caso uma pessoa sofra um acidente, tenha uma fratura de coluna e uma consequente lesão medular, esta será de origem Traumática; caso uma pessoa tenha um desenvolvimento tumoral na medula ou em regiões próximas, com uma consequente lesão medular, está será de origem Não-Traumática.

Lesões Traumáticas

As lesões Traumáticas podem ser originadas em acidentes automobilísticos, quedas de alturas, mergulhos em locais rasos, por ferimentos com armas brancas, por ferimentos com armas de fogo(projétil), etc. Quando ocorre um trauma na coluna vertebral, ou seja, uma fratura, uma ou mais vértebras podem se deslocar, provocando uma compressão sobre a medula, ou alguns fragmentos de ossos podem invadir o canal medular, ou ainda, ambos os casos conjuntamente.


FRATURA DE COLUNA COM POSSÍVEL LESÃO MEDULAR
FRATURA DE COLUNA SEM LESÃO MEDULAR



Tais ocorrências, num primeiro momento, provocam a primeira lesão, onde alguns neurônios, oligodendritos e antrocitos são mortos e alguns axônios são rompidos. Em um segundo momento, tem inicio a lesão secundária, onde, na tentativa de conter o processo de lesão, as células de defesa começam a destruir outras células. Ainda na lesão secundária, também ocorre a morte de células por falta de nutrientes e oxigênio, pois vários vasos sanguíneos são rompidos, não chegando assim, o oxigênio e nutrientes necessários para a sobrevivência das mesmas.


Lesões Não-Traumáticas

As lesões de origem Não-Traumáticas podem ser geradas por vários fatores, como tumores que comprimem a medula ou regiões próximas, acidentes vasculares e hérnias de disco, todos gerando o corte ou diminuição do fluxo sanguíneo, acarretando assim a diminuição da chegada de nutrientes e oxigênio até às células da medula, com uma consequente morte celular. 


TUMOR ÓSSEO
TUMOR INTRA-MEDULAR
TUMOR EM CAUDA EQUINA
TUMOR EM CAUDA EQUINA




Tumor ósseo com compressão medular
Retirada cirúrgica com provável comprometimento neurológico
Tumor comprimindo os nervos da cauda
Retirada cirúrgica com provável comprometimento neurológico

TUMOR ADERIDO À RAÍZ
MEDULA APÓS RETIRADA DO TUMOR
TUMOR ENGLOBANDO RAÍZ
TUMOR ENGLOBANDO RAÍZ




Tumor aderido à raízes nervosas
Com a retirada do tumor, algumas raízes foram removidas
Tumor englobando raíz - em cirurgia, a raíz poderá ser retirada
Tumor comprimindo a medula

TUMOR - VASO SANGUÍNEO
TUMOR
HÉRNIA DE DISCO



O crescimento desordenado de um vaso sanguíneo poderá levar a uma compressão medular
 
A hérnia de disco pode ser causada por má postura, excesso de peso ou mesmo desgaste do disco. Ela ocorre quando a parte externa e mais resistente se rompe, fazendo com que a parte gelatinósa migre para tal região, levando a uma compressão das raízes nervosas e/ou da medula.
Existem algumas infecções, causadas por virus ou bactérias, que podem acometer a medula. Estas ocorrências podem gerar a morte das células, o que também leva à uma lesão.

Segmento de Medula com Lesão
ESQUEMA DA LESÃO
  

  
 O esquema representa uma forma de lesão na medula.
Foi formada uma cavidade interna, preenchida por uma substância líquida e por diferentes células mortas e estruturas lesionadas, que mais tarde serão processadas pelo organismo. Suas bordas são circundadas por cistos, formando uma espécie de cicatriz. Alguns axônios permaneceram intactos, com a camada de mielina totalmente preservada, continuando a conduzir todas as informações. Outros axônios, mesmo sem lesões, não serão capazes de conduzir as informações, pois as camadas de mielina foram destruidas. Os demais, foram lesionados, provocando a interrupção das transmissões de comandos e sensações.
   


Lesões Completas ou Incompletas - Movimentos e Sensibilidade - comprometimentos

Quanto mais alta for a lesão na medula, ou seja, quanto mais próxima à cabeça, maior será a perda de movimentos e sensibilidade, e quanto mais baixa a lesão, mais movimentos e sensibilidade a pessoa terá. As lesões podem ser completas, quando lesam totalmente determinada altura da medula, não havendo nenhum movimento ou sensibilidade abaixo do nível de lesão, ou, incompletas, quando lesam parcialmente a medula, podendo haver movimentos e/ou sensibilidade abaixo do nível da lesão.

Se a lesão acometer a medula cervical, ela provocará uma tetraplegia(comprometimento dos quatro membros - braços e pernas), caso contrário, se a lesão ocorrer na medula toráxica, lombar ou sacral, ela provocará uma paraplegia(comprometimento de dois membros - pernas). Caso ocorra uma lesão na cauda equina, esta será de sistema nervoso periférico, sendo uma lesão de cauda equina e não uma lesão medular, o que também provocará uma paraplegia.


Paralisia Flácida ou Reflexa - Mecanismo da Espasticidade - Choque Medular


Uma lesão de cone medular e/ou de cada equina, provocará uma paraplegia flácida, ou seja, não haverá nenhum tipo de reflexos ou movimentos involuntários(extensão ou flexão de membros - contrações de músculos do tronco) abaixo do nível de lesão. Em lesões acima da cauda equina e do cone medular, haverá a presença de reflexos e movimentos involuntários, também conhecidos como espasticidade, em todas as regiões do corpo localizadas abaixo do nível da lesão. Em suma, caso ocorra lesões correspondentes aproximandamente as alturas das vértebras T12/L1 e subsequentes, não haverá a presença de reflexos. Imediatamente após uma lesão, inicia-se uma fase chamada de choque-medular, onde não haverá a presença de nenhum tipo de reflexo, movimentos involuntários ou espasticidade, mesmo sendo uma lesão acima do cone medular. Esta fase tem uma duração média de alguns dias, mais pode se extender até à alguns meses. Ao término desta fase, caso não haja lesões comprometendo a cauda equina e/ou o cone medular, gradativamente os reflexos surgirão.

3 comentários:

  1. desejo saber sobre a compressão medular, que causa paralesia total

    ResponderExcluir
  2. Tenho friborsarcoma na coluna quais os riscos de ficar tetraplegica

    ResponderExcluir
  3. Tenho friborsarcoma na coluna quais os riscos de ficar tetraplegica

    ResponderExcluir