segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

paraplegia


AS CAUSAS MAIS FREQÜENTES DA PARAPLEGIA - OU DA LESÃO MEDULAR - SÃO OS TRAUMATISMOS, OS PROCESSOS TUMORAIS E AS INFECÇÕES. OS TRAUMATISMOS QUE MAIS ATINGEM A MEDULA ESPINHAL SÃO AQUELES PRODUZIDOS EM ACIDENTES DE AUTOMÓVEIS, OU MERGULHO EM ÁGUAS RASAS. 

A LESÃO MEDULAR IMPEDE A PASSAGEM DOS IMPULSOS VOLUNTÁRIOS DO CÉREBRO PARA A MUSCULATURA E DAS SENSIBILIDADES CUTÂNEAS ATÉ O CÉREBRO. O CONTROLE VOLUNTÁRIO DA BEXIGA E INTESTINO TAMBÉM FICAM PREJUDICADOS, TENDO COMO CONSEQUÊNCIA A INCONTINÊNCIA E POSTERIORMENTE, RETENÇÃO DE URINA E FEZES. 

OS CUIDADOS COM A PELE SÃO MUITO IMPORTANTES NOS CASOS DE PARAPLÉGIA, PARA EVITAR FORMAÇÃO DE ESCARAS (FERIDAS) NOS LOCAIS DE CONTACTO DIÁRIO ENTRE COLCHÃO E PROEMINÊNCIA ÓSSEAS, DEVEM SER USADOS COLCHÕES DE ÁGUA E ASSENTOS ESPECIAIS, NESTES CASOS A HIGIENE CORPORAL É EXTREMAMENTE IMPORTANTE. 

O TRATAMENTO DO PACIENTE LESADO MEDULAR ESTÁ DIRECTAMENTE LIGADO À CAUSA BÁSICA; COMPRESSÕES POR FRACTURAS OU LUXAÇÕES, QUASE SEMPRE SÃO SUBMETIDOS A TRACÇÕES E POSTERIORMENTE CIRURGIAS. PROCESSOS TUMORAIS INTRA RAQUI, PRECISAM SER EXTIRPADOS. DOENÇAS INFECCIOSAS RESPONDEM BEM ÀS MEDICAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O AGENTE AGRESSOR (ANTIBIÓTICOS). 

EXISTEM ADAPTAÇÕES, ALGUMAS CONFECCIONADAS POR TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, QUE POSSIBILITAM MAIOR DESEMPENHO FUNCIONAL E INDEPENDÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DAÍ SER FUNDAMENTAL A ACTUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL EM SEU PROCESSO DE REABILITAÇÃO, VALORIZANDO E REFORÇANDO O POTENCIAL FUNCIONAL DOS CLIENTES. 

A FISIOTERAPIA É EXTREMAMENTE BENÉFICA AO PACIENTE E TODOS OS LESADOS MEDULARES TERÃO QUE SER SUBMETIDOS A SESSÕES DE FISIOTERAPIA MOTORA. 

OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E INGESTÃO DE LÍQUIDOS TAMBÉM MELHORAM O FUNCIONAMENTO DE INTESTINO E BEXIGA, PERMITINDO AO DOENTE TER UMA PRÉVIA DE QUANDO IRÁ DEFECAR OU URINAR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário