segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

respiração

Inspiração - a entrada do ar
A inspiração corresponde a entrada do ar nos pulmões. Ao inspirar, o oxigênio poderá entrar pelo nariz ou pela boca. O correcto é que a entrada ocorra pelo nariz, para que o ar seja filtrado, aquecido e umedecido, chegando aos pulmões em melhores condições. Após a entrada, o oxigênio será conduzido através da traquéia, dos brônquios e posteriormente pelos bronquíolos, até chegar aos alvéolos pulmonares, onde a troca gasosa com o sangue será efectuada. Para que a inspiração aconteça, o diafragma terá que se contrair. Ele se constitui no músculo mais importante da respiração. É enervado pelos níveis C4 e C5. A musculatura acessória, situada no pescoço e os músculos intercostais, localizados na região das costelas e responsáveis pela expansão da caixa toráxica, também ajudam na entrada do ar.


Expiração - a saída do ar

A expiração corresponde a saída do ar dos pulmões. Os músculos abdominais auxiliam na saída deste ar que já foi utilizado pelo corpo. Quando uma pessoa tosse ou espirra, a musculatura abdominal se contrai, fazendo com que o ar seja jogado para fora dos pulmões em alta velocidade, permitindo a eliminação de impurezas.


Lesão Medular e Respiração

O nível da lesão e sua gravidade irão influenciar diretamente no funcionamento respiratório, pois determinam a musculatura responsável pela respiração, conforme mostra a tabela abaixo:

Níveis de Lesão
Inspiração
Expiração
Diafragma
Acessórios
Intercostais
Abdominais
C 1 - C 2 - C 3
-
-
-
-
C 4
+ / -
+
-
-
C 6
+
+
-
-
T 6
+
+
+ / -
-
T 10
+
+
+
+ / -
T 12
+
+
+
+

LEGENDA
sinal positivo  musculatura atuante
sinal negativo  musculatura não-atuante
sinal positivo / negativo
  musculatura atuante / não-atuante

Quanto mais alta for a lesão, maior será o comprometimento respiratório. Devido a isto, serão necessários às pessoas que apresentam lesões altas, exercícios respiratórios, afim de aumentar a expansão dos pulmões e a maleabilidade da caixa toráxica, evitando a "falta de ar" em esforços físicos ou em gripes e resfriados, devido ao acúmulo de secreção nos pulmões. O treinamento da tosse também deverá ser feito, pois com a ausência do funcionamento dos músculos abominais e consequente diminuição da força para tossir, caso haja uma gripe ou resfriado com um acúmulo de secreção nos pulmões, uma pessoa poderá não ter força o suficiente para eliminar a secreção, o que poderá levar a uma pneumonia. Todos estes exercícios e treinamentos deverão ser orientados e executados por fisiterapeuta especilista em lesão medular e fisioterapia respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário